terça-feira, 5 de junho de 2012


PROCURA GRANDEZAS PARA TI?
Jeremias 45: 5a


O texto de Jeremias capítulo 45 tem apenas 05 versículos que trata especificamente de Baruque, secretário e amigo do profeta Jeremias.
Baruque significa: O abençoado.
Baruc ou Baruque ou Baruk ben Neriá. Ele não era um simples escriba, mas um sofer, um alto funcionário da administração babilônica na Judéia. Baruque teria sido um homem erudito e de família nobre, que foi secretário de Jeremias. Filho de Nerias, irmão de Seraías, amigo e secretário do profeta Jeremias (Jr 36:4). Era homem erudito, de nobre família (Jr 51:59), tendo servido fielmente ao profeta. Pelas instruções de Jeremias, escreveu Baruque as profecias daquele profeta, comunicando-as aos príncipes, governadores e ao povo. Baruque enfrenta em sua caminhada com o profeta Jeremias uma crise pessoal. Ele estava cansado de escrever as palavras do profeta enviada por Deus e o povo e seu rei não darem ouvidos a elas. Para Baruque este trabalho estava parencendo infrutífero, o resultado não aparecia, além do que ele corria risco de perder sua vida tanto pelas mãos do rei Jeoiaquim quanto pelas mãos dos babilônicos que estavam para invadir sua terra natal (Jeremias 45, 3). Em num momento de desabafo e desespero ele começa a questionar seu papel no serviço como secretário e escriba do profeta Jeremias. No versículo 5 do mesmo capítulo vemos o Senhor responder aos pensamentos de Baruque através do profeta Jeremias:
E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.

Algumas lições eu aprendo sobre a vida e o ministério de Baruque:

1)  Você não é a última bolacha do pacote.
Eu sou músico e sempre servi ao Senhor com o dom que Ele me deu em sua casa. Mas um dia eu fiz a mesma indagação que Baruque: Deus, eu sou bom no que eu faço e ninguém me valoriza por isso. Eu sempre vou exercer este serviço em sua casa? È um trabalho em que eu não apareço. Estava procurando a minha grandeza pessoal e não a grandeza do meu Deus. Achava que se eu não tocasse, o louvor não fluiria, as músicas não ficariam boas. Eu adorava mais o meu dom e talento do que o dono do meu talento. Aprendi com Deus que nunca em momento algum tenho o direito de ser soberbo ou orgulhoso com o talento que ele me deu. Sou apenas instrumento e servo Dele para ser usado no serviço do seu reino. Hoje não sou músico ou cantor, sou servo e adorador do Deus altíssimo.

2)  DESCANSO? PRA QUE?
“...Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso.
Jeremias 45:3
 Quando me comportava como músico, só tocava com os músicos que fossem melhor do que eu, ou somente com a minha banda. Não gostava de tocar com alguém que soubesse menos do que eu ou que estava começando no ministério. Não aceitava a ideia de tocar todo domingo. Dizia aos meus líderes: Nós estamos trabalhando muito na igreja, estamos tocando quase todo fim de semana. Preciso de descanso. Meu Deus! Quanta ignorância. Quanta falta de amor e sensibilidade para com a casa de Deus. Infelizmente tive que aprender com Deus em momentos de dor o que realmente Ele espera dos seus servos. Jesus disse em João 5: 17: “Meu pai trabalha até agora e eu também.” Vejo bandas que só tocam na igreja se eles tiverem um camarim pra eles, hotel para seu descanso. Não aceitam ficar na casa dos irmãos para terem a oportunidade de compartilhar. Só se apresentam na hora em que tem que se apresentar e depois vão embora. Não tem um momento de comunhão com os irmãos. Não são servos, ainda são músicos e acham que estão emprestando para Deus seu talento.

3)  MINHA VIDA NÃO É MINHA.
“porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.” Jeremias 45, 5b
A frase é linda, mas o conceito dela é provocador: Não mais vivo eu mas Cristo vive em mim. (Gálatas 2,20).
Este é o desafio para nós músicos e cantores que servimos a Deus com o talento que Ele nos tem dado. Deus responde as queixas de Baruque dizendo a ele que sua vida seria como despojo onde quer que ele fosse. Não teria previlégio algum por ter servido ao Senhor como escriba do profeta. Aprendo com Baruque que por ser salvo pelo Senhor já sou abençoado. O serviço que tenho exercer na casa de Deus já é uma honra para mim. E que eu sou apenas servo, escravo Dele, porém liberto para um dia reinar com Ele em glória. Minha adoração é para Ele, meu serviço é para Ele.

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20, 24



Sandro M. Andilossi
Maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário