terça-feira, 15 de novembro de 2016

ORAÇÃO

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6:6)

Sem dúvida uma das ações ou prática da fé cristã é a oração. É impossível dizer que sou cristão e não ter uma vida diária de conversa com nosso Pai Celestial, nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. A oração é a expressão mais viva de fé e devoção ao nosso Deus. Jesus Cristo nos mostra e ensina que é muito importante mantermos uma rotina de conversa com Deus. Jesus falava com o Pai diariamente, sempre ao término do trabalho ministerial ou antes de começar o dia, Ele se retirava para orar.
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,(Mateus 14:23)
Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. (Mateus 26:44)
Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar". (Mateus 26:36)
No texto de Mateus 6:6 Jesus nos ensina como devemos nos relacionar com Ele de uma maneira íntima e séria. Jesus nos mostra que Ele quer de nós um tempo de qualidade: vá para seu quarto e feche a porta. Não é uma simples conversa ou aquela oração rápida em que apenas comunicamos a Ele o que queremos ou apenas pedimos sua benção ou proteção e em seguida vamos embora como quem diz: Jesus, é o seguinte, esta é a minha agenda de hoje e estes são os problemas que eu preciso que o Senhor resolva, amém. Nosso Deus é tão maravilhoso que Ele deseja ter conosco um relacionamento de amizade. “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.”(João 15:15)
Ir para o quarto e fechar a porta demonstra que o nosso tempo ali é totalmente dedicada a uma conversa com Deus sem pressa de sair de Sua presença. Mesmo não tendo muito o que lhe falar, posso ficar ali apenas para ouvir a Sua voz. É uma conversa que Deus quer que tenhamos com Ele todos os dias. Infelizmente em minha vida ou em nossa vida essa prática diária só aconteçe quando uma luta, dificuldade na saúde, relacionamentos, desemprego, perda financeira vem sobre nossas vidas.
A oração exige de nós perseverança (Efésios 6:18). Jesus diz que: o nosso Pai que está no secreto quer se revelar a nós porém Ele é santo. Ele quer falar conosco, mas sua voz é poderosa. Orar a Deus, falar com Deus nos ensina que é uma via de comunicação em que enquanto oramos, Deus nos santifica, em quanto Deus nos santifica, mais Ele poderá se revelar a nós, mais nós chegaremos perto Dele em seu secreto. Quanto mais oramos a Deus, mais de seu caráter passamos a ter. Jesus em sua oração a Deus disse: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”
(João 17:17). Jesus é santo mas, Ele pede através da oração que Deus nosso Pai nos santifique. Separar um tempo para orar é também um tempo de santificação ao nosso Deus, é o momento de o acharmos. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3)

O terceiro mistério que Jesus nos revela a respeito de uma vida diária de oração a Deus é que: Então seu Pai, que vê no secreto, ou seja, Deus vê o mais profundo do nosso coração e pensamento. Onde ninguém nos conhece, onde nossos medos e desejos estão escondidos de todas as pessoas e que temos vergonha de revela-los, Deus conhece. Onde as máscaras da nossa alma, onde nosso caráter é distorcido e que precisam ser tratados pelo Senhor Jesus. Nosso Deus conhece o secreto do nosso ser. O Rei Davi quando tem seu pecado revelado pelo profeta Natã faz uma oração a Deus reconhecendo e pedindo perdão pelo seu pecado, mas em um versículo do Salmos 51 ele diz: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmos 51:10). Deus viu o que estava escondido no coração de Davi, e ele entende que precisa ser tratado e curado pelo Senhor. Orar a Deus exige de nós verdade, sinceridade, honestidade. Não adianta uma oração bonita e eloquente, Deus conhece nosso íntimo e sabe tudo sobre nós.
Ele nos recompensará. Nenhuma oração ficará sem uma resposta do nosso Deus. “Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.” (Salmos 102:17)
Jesus Cristo nos revela que vale a pena termos uma vida diária de oração ao nosso Deus. Vale a pena termos um tempo de conversa com Ele a sós. Pois nesta devoção há uma promessa, uma recompensa. Deus não deixará de nos responder e nos surpreender com sua mão poderosa. Como disse Davi neste versículo acima, Deus não nos desprezará em nossa súplica a Ele.
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. (Salmos 66:20)
Existe uma frase conhecida por nós evangélicos que diz assim: Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Nenhuma oração, nenhum poder. Esta frase é muito verdadeira e faz todo sentido na vida cristã seja ela individual ou congregacional. Quanto mais nós orarmos, falarmos com Deus, mais Dele receberemos a sua recompensa, sua direção, seja aqui hoje, seja na eternidade. Creio que muita coisa o Senhor faz por nós nessa vida quando realmente cremos e oramos a Ele. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.” (Marcos 11:24). Eu e você precisamos entender e aprender que só através da oração temos uma vida de comunhão íntima com o nosso Deus.
Sandro M. Andilossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário