sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Procura-se Pastor

 Eu nasci em um lar evangélico. Sou de uma família de pastores. No entanto estamos vivendo uma crise pastoral sem precedente em nosso país. Uma escassez de pastores, com letras garrafais e em maiúsculo, que sejam realmente vocacionados para o ministério de Jesus Cristo. Pastor de ovelhas do aprisco do Senhor.
Ao mesmo tempo que há uma proliferação de centros de estudos acadêmicos do curso de Teologia, cursos e institutos de treinamento para liderança, um crescimento exponencial de igrejas denominada Evangélica, o que se vê também é a oferta abundante de homens que se dizem pastores exercendo um ministério que é tudo, menos pastoral. São curandeiros, administradores, empresários, vendedores, marqueteiros, políticos, palestrantes motivacionais e de auto-ajuda, etc. São literalmente falsos profetas que em nome de Deus buscam somente o seus interesses pessoais. São pastores-lobos. Trabalham unicamente para o enriquecimento próprio. Usam a Bíblia como ferramenta para suas ardilosas pregações mentirosa. São homens amantes de si mesmo. Jesus já nos advertia sobre estes tais: “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (II Timóteo 3: 2-5)
Nunca vi tanta mentira em nome de Deus. Nunca vi como em nossos dias a classe pastoral está tão desacreditada. Um pastor colega foi em uma concessionária de automóveis comprar um carro popular financiado. Quando o vendedor foi fazer o seu cadastro, perguntou-lhe a sua profissão. O colega pastor então lhe respondeu dizendo que exercia o ofício de pastor. Imediatamente o vendedor lhe disse: pastor é melhor colocarmos outra profissão, pois a de pastor seu cadastro não será aprovado.
A imagem que se tem em sua maioria é de que pastor só serve pra roubar dinheiro dos fiéis.
E quando se vê na mídia estes homens que se dizem pastores andando em carros de luxo, aviões particulares, pregando prosperidade e andando com seguranças, é fácil entender porque as pessoas vêem a classe pastoral ou os pastores com tamanha desconfiança.
“Em minha experiência em andar com pastores, cerca de 30 anos, percebo que muitos são os cativeiros pastorais que se encontram, por se colocarem voluntariamente neles ou por permitir que outros os coloquem. Seja qual for o caso, é triste ver pastores que “venderam” sua liberdade por um prato de lentilhas”. (Jorge Henrique Barros, Pastores Livres).
Jesus Cristo ainda está procurando por aqueles que serão condutores das ovelhas do seu rebanho. A Seara é extremamente grande. Os campos já estão brancos. Onde estão os pastores segundo o coração de Cristo que irão cuidar da noiva do Senhor? O Senhor está à procura. Em seu livro “Outra Espiritualidade” na página cinquenta e um, o pastor Ed Rene Kivitz faz uma análise muito interessante sobre quatro tipos de pastores existentes: “pastores-lobos, pastores-ovelhas, o terceiro apenas pastores e o quarto pastores-iluminados”. Seu comentário sobre pastores-iluminados é uma síntese real do que a igreja de Jesus precisa para os dias atuais, mas como podemos observar, é uma classe rara ou pra não dizer, uma agulha no palheiro.

“Finalmente, há os pastores que nem sei ao certo como classificar. Talvez pudesse usar a palavra “iluminados”, mas ainda não sei se é a melhor maneira de descrever essa gente. São homens que romperam a linha que nivela os mortais. Pessoas equacionadas na alma, resolvidas, que vivem no patamar que a Bíblia chama "plenitude do Espírito”, sendo essa plenitude não uma experiência eventual, mas um status perene, uma qualidade de ser que se consolidou. A diferença entre os “iluminados” e os pastores é que estes têm um ministério, e aqueles são o ministério.”
KIVITZ, Ed Rene Outra Espiritualidade. São Paulo: Ed. Mundo Cristão 2006, 53p.

Como desejo encontrar um pastor desse nível, ser discipulado por este, ser inspirado pela sua vida e conduta. Pastor que tem o olhar de Jesus Cristo quando viu a multidão e sentiu por ela grande compaixão. “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9: 36).
Há ovelhas hoje perdidas, desorientadas, famintas que precisam e estão à procura de pastores com a mente e o coração do Senhor Jesus.


Sandro M. Andilossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário